quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Abordagem Humanistica.

De uma forma bem clara e resumida, as organizações são formadas por pessoas. Lógico que não podemos deixar de mencionar os demais recursos que são necessários para a existência de uma empresa: como recursos financeiros, tecnológicos, etc. Mas o que quero destacar é que as pessoas são quem dão dinâmica e vida às empresas, sem elas os demais recursos continuarão inertes e, como resultado não haverá atividade produtiva.
 
     A partir de 1932, já se começava a ver as empresas por essa perspectiva através do inicio da Abordagem Humanística na Teoria Geral de Administração, abordagem que tinha como foco a relação das pessoas e os grupos formados; com destaque da experiência de Hawthorne, assim como ficou conhecida, experiência esta feita em uma industria de componentes eletrônicos; indo de encontro com as teorias de abordagem Clássicas.
     Passou-se a perceber então, que era necessário uma atenção maior das relações humanas dentro das empresas dos comportamentos dos grupos informais e dos elementos emocionais, até então passados despercebidos.

     Portanto ao olhar-mos pela janela desta abordagem, em direção à realidade das organizações que visam competitividade no mercado, concluímos que como administradores, temos uma grande responsabilidade quanto a gerir o nosso principal recurso: as pessoas. As pessoas são providas de um grande potencial, inteligência, criatividade e experiências importantes e úteis, e que poderão ser aproveitadas dentro da organizações; entretanto também são passivas de emoções, influências e conflitos, que na maioria das vezes repercute no resultado produtivo. Cabe ao administrador, mais do que nunca, estar dotado de habilidade humana no seu papel de gestor e líder, fazendo que essa força de trabalho seja aproveitada da melhor forma possível, para que assim seja alcançado o objetivo de toda empresa: máxima prosperidade ao patrão e ao mesmo tempo ao colaborador.

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